quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

FIV - Imunodeficiência felina ou Aids Felina

A FIV (Imunodeficiência felina ou “Aids”) é uma espécie específica de vírus que pertence ao mesmo grupo do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Só pode ser transmitido de gato para gato, e não para os seres humanos ou outros animais.

Quais os sintomas da FIV?
Os sintomas de um gato infectado podem variar muito, por isso nem sempre é aparente até que seja realizado um exame de sangue. Na fase inicial da doença, o gato pode ter febre, aumento dos gânglios linfáticos e aumento da chance de contrair infecções intestinais e cutâneas. Tudo isso pode acontecer num período de 4 a 6 semanas após o contágio.
É importante saber que na FIV o vírus pode estar no organismo mas o gato não apresentar nenhum sintoma e ter uma vida normal. Apesar disso, mesmo que não se apresente sintomas, o gato portador ainda é capaz de transmitir a doença a outros gatos.

Como pode um gato contrair o vírus?
O vírus está presente no sangue e saliva de gatos infectados. A principal via de infecção é através da mordida, quando o vírus na saliva de um gato infectado é injetado diretamente na corrente sanguínea do gato mordido. Tendo em vista que brigas entre bichanos são as maiores causadoras da transmissão, uma das formas de prevenção é evitar que seu pet passeie desacompanhado.

A transmissão entre gatos num grupo que não luta é improvável porque o vírus só sobrevive muito brevemente fora do corpo dos gatos, e não pode ser transmitida indiretamente pela comida, comedouros, roupas, sapatos, mãos, etc.



COMO SABER SE MEU GATO TEM FIV OU FELV?
Através do exame de FIV e FeLV que pode ser realizado diretamente aqui na Pet Shop Laranjal.

Por que devo testar meu felino?
# Consequências em sua saúde        # Controlar disseminação da infecção
# Evitar convívio & transmissão         # Escolher protocolos terapêuticos

Que mais informações? Assista o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário